quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

PRMEIRAS IGREJAS EVANGÉLICAS DO NORTE DO PARANÁ - FARINA

IGREJAS EVANGÉLICAS


 (FOTO BY FARINA)
A história da Igreja Evangélica em Londrina confunde-se com a da própria cidade. Em 1932, quando os ingleses da Companhia de Terras Norte do Paraná chegaram à região para iniciar o projeto da implementação da cidade, vieram com eles as primeiras famílias evangélicas, a maioria delas de denominações históricas.
Dos registros constam que, naquela época, quando Londrina ainda era apenas um povoado com cerca de 12 mil habitantes, já residiam aqui cristãos metodistas, presbiterianos, batistas e luteranos.
A primeira pregação pública do evangelho em Londrina aconteceu em uma pensão e data do dia 29 de novembro de 1932. O pastor metodista H.I. Lehman anunciou as boas novas para cerca de 40 pessoas.
No dia 15 de dezembro do mesmo ano, os crentes do vilarejo assistiam à primeira aula na primeira Escola Dominical londrinense, que funcionou na casa do irmão Herculano de Almeida Sampaio. Foi a mesma residência também que serviu de salão de cultos para a Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Londrina.
Porém, anteriormente aos registros históricos de reuniões e pregações públicas, os primeiros evangélicos londrinenses reuniam-se em pequenos grupos nos seus lares, pré-anunciando já naquela época a estratégia das pequenas reuniões nas casas como um legado de Deus para o crescimento da Igreja em Londrina.

As primeiras igrejas
As primeiras igrejas, de madeira, com salões para abrigar um maior número de pessoas, foram erguidas no centro da cidade ainda na década de 30. No final de 1933, a Igreja Metodista inaugurou seu templo na Rua Heimtal, atual Rua Pará. Em 1937 foi a vez da Presbiteriana Independente construir seu templo na Rua Mato Grosso.
As denominações que não possuíam templos próprios, continuavam realizando seus trabalhos em casas. Esse foi o caso da Igreja Presbiteriana Central que, mesmo organizada como igreja em julho de 1936, funcionava na residência de Pedro Belarmino de Faria, que reunia inicialmente 4 famílias.
Em 1954 foi fundado por uma missão americana o primeiro seminário evangélico da cidade, o ISBL - Instituto e Seminário Bíblico de Londrina, que ajudou a disseminar a palavra com pontos de pregação pelas ruas da Cidade. Uma das igrejas que nasceu dessa estratégia foi a Batista do Jardim América, que realizou a primeira reunião em seu templo em fevereiro de 1955.
Nas décadas de 60 e 70, Londrina começou a experimentar um forte crescimento das igrejas com ênfase carismática. A igreja Nova Aliança, por exemplo, foi estabelecida como igreja em 1963. Foi nesse período também que ocorreram os primeiros grandes eventos evangelísticos, que levaram multidões a experimentar o amor de Deus em suas vidas.
Desde então a cidade de Londrina tem se tornado referencial e palco de um grande mover de Deus, com igrejas e ministérios reconhecidos no Brasil e no exterior.(SITE SERCONTEL)