sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

TREM PÉ VERMELHO 2 - BY FARINA

TUDO COMEÇOU COM O TREM


A Companhia de Terras norte do Paraná pensou em tudo. Como a nossa terra argilosa se torna quase que intransponível em dias de chuvas, logo no começo a Companhia já iniciou os trabalhos da construção da ferrovia de Ourinhos a Londrina e depois com o tempo até Maringá. Apesar da floresta virgem os imigrantes e migrantes aqui chegaram trazendo tudo o que precisavam nos trens. As primeiras produções era exportadas pelos trens. Os primeiros animais (cavalos, gado, galinhas e porcos) vierem de trem. Não foi fácil construir a ferrovia no meio da selva, sem poder contar com máquinários modernos. A maior parte dos serviçoes eram feitos no enxadão e carregando a terra com carroças puxadas por muares. A estação de Londrina foi inaugurada em 1935, no mesmo dia em que a ponte sobre o rio Jataizinho foi inaugurada, dando passagem ao trem, que chegava a uma cidade que havia crescido muito desde sua fundação em 1929. No início de Londrina e do norte do Paraná tudo girava em torno dos trens. Quando a Maria Fumaça apitava lá na curva o chefe da Estação tocava um sino (que está lá até hoje) e muita gente vinha para conferir quem estava chegando e quem estava viajando. Todas as novidades chegavam no trem. Os homens iam lá para ver as mulheres. As mulherem iam para ver as roupas diferentes vindas de São Paulo. Outros iam ver só o trem, afinal era uma máquina que dava medo...aquele assopro quando o maquinista soltava o excesso de vapor....a molecada corria de medo. Muitos iam só para dar tchau para quem partia ( Era chique dar tchau para quem partia.) Bem, em resumo era isto...o trem fazia (e faz) parte de Londrina e de todo o norte do Paraná.
JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO (ROLÂNDIA)

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

REQUIÃO e ÁLVARO DIAS - APOSENTADORIAS INJUSTAS?

REQUIÃO x ÁLVARO DIAS




Muito se tem falado sobre as aposentadorias de Requião e Álvaro Dias. De fato é uma grande injustiça. Apenas acrescento que pior eles (os políticos) fazem todo dia e ninguém reclama. Ex. aumento dos seus próprios salários com índice superior a 60% enquanto o salário mínimo nunca passa de 11%. O que falar então dos milhares de assessores que eles têm e que praticamente nada fazem e recebem polpudos salários. O que falar das passagens aéreas "pra baixo e pra cima" toda a semana. O que falar da "ajuda" para correios, veículos, aluguel e assistência médica? E só tem um jeito de acabar com tudo isso: ESCOLHENDO E VOTANDO MELHOR.
JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO (ROLÂNDIA)

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ROLÂNDIA ( SÃO MARTINHO ) CAPITAL DA LINGUIÇA

CAPITAL DOS EMBUTIDOS
A população de São Martinho (distrito de Rolândia - Pr. ) está pedindo ao Prefeito Jhonny Lehmann a constução de dois portais nas entradas do distrito anunciando ser aqui a capital paranaense dos embutidos. São Martinho ficou famosa pela fabricação de linguiça, salame, presunto, queijo de porco, salsicha e chouriço, todos artesanais e de altíssima qualidade e higiene. São Martinho está a meio caminho entre Rolândia e Jaguapitã. Vale a pena conferir.
JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

COMPANHIA DE TERRAS NORTE DO PARANÁ .

COMPANHIA DE TERRAS NORTE DO PARANÁ .
TUDO O QUE  TEMOS NO NORTE DO PARANÁ DEVEMOS PRIMEIRO A DEUS E DEPOIS A ESTA GRANDE E COMPETENTE EMPRESA INGLESA


CONHEÇA ROLÂNDIA - NORTE DO PARANÁ

TURISMO EM ROLÂNDIA
                               
Origem germânica, mas recebendo povos de todos os lugares do planeta. Além da Oktoberfest, Rolândia é uma cidade bonita, com construções e prédios fantásticos, dentre eles: Igreja Católica, Igreja Luterana, Igreja São Rafael, Cemitério São Rafael, Caixa d´água, edifício Gibim, casas de madeira estilo italiano e alemão, etc. Rolândia possui ótimas pousadas e hotéis rurais, dentre elas Marabú e Alamandas. Rua planas, bem arborizadas, casas floridas com muito ar puro, convidando o turista para uma caminhada. Rolândia possui ainda belissimas estradas rurais asfaltadas com pedras irregulares, sendo a mais famosa a de São Rafael onde o turista poderá contemplar a linda igreja e um cemitério único no norte do paraná., o cemitério alemão. Rolândia possui ótimos restaurantes. Alguns servem o ano todo comida alemã. Podemos citar o Porto Alegre, Holandeza e Dom Bosco. Um dos cartões postais da cidade é o Lago São Fernando com suas águas limpas, propícias para a pesca e contemplação. Não deixe de visitar o Museu Japonês com os seus belos jardins orientais. O museu da prefeitura também é muito interessante.
JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.